FACULDADE
DE EDUCAÇÃO | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
O Programa FORMAÇÃO DOCENTE E
POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM QUILOMBOS: CONTINUIDADES
E PERSPECTIVAS faz parte do Programa de Extensão
Universitária (PROEXT) 2011, com execução no
ano de 2012. É financiado pelo Ministério da
Educação e realizado pela Faculdade de Educação
da Universidade Federal de Pelotas, sob a coordenação
da Profa. Dra. Georgina Helena Lima Nunes.
O público alvo do Programa são
as populações quilombolas dos municípios de
Canguçu, Pelotas, Piratini e São Lourenço do
Sul, com foco em docentes que trabalham em escolas
localizadas nos territórios e/ou que acolhem
os/as educandos/as, em gestores da educação
básica e em movimentos sociais. O objetivo do
Programa é desenvolver atividades que articulem
a educação formal com outras áreas – tais como
saúde, regularização fundiária, cultura, sustentabilidade
– que fazem parte do cotidiano das comunidades
quilombolas e que, de certa forma, estão intimamente
ligadas a processos de escolarização.
A Educação Escolar Quilombola
enquanto modalidade de ensino do sistema educacional
brasileiro requer que as instituições de ensino,
em todos os níveis, construam possibilidades
didáticas, políticas e pedagógicas que favoreçam
que tal modalidade vá ao encontro das demandas
históricas da população negra e quilombola.
Tal processo somente cumprirá a sua função social
na medida em que, a exemplo do que são os quilombos
em todo o Brasil, tal construção se dê de forma
coletiva e dialógica com as comunidades, protagonistas
das reivindicações e conquistas ainda insuficientes
no sentido das demandas requeridas pelo território.
Os trabalhos serão descentralizados
em relação à sede da Universidade e se constituirão
das seguintes atividades: Formações Docentes;
Fóruns de Debates; Oficinas de Artes (Escultura,
Pintura e Desenho) e Pesquisa acerca da realidade
escolar das comunidades envolvidas, perfazendo
um total de, aproximadamente, 500 famílias.
Deseja-se com este Programa fortalecer
os vínculos entre Universidade, Comunidades
e Educação Básica, de modo a potencializar,
conjuntamente, a implementação das Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola,
a lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o
ensino da Cultura e História Africana e Afro-Brasileira
em todos os níveis de ensino da educação básica,
e o fortalecimento político dos quilombos, no
sentido de reivindicar políticas públicas em
educação e demais serviços essenciais para uma
vida plena de direitos sociais e humanos.
Por fim, as continuidades, no
subtítulo do Programa, se referem ao longo caminho
iniciado por todos e todas que, ao aquilombarem-se,
abriram espaços para que a população negra de
todos os lugares, quilombos ou não, fossem redesenhando
esta sociedade em moldes racialmente mais democráticos;
e perspectivas porque, coletivamente, serão
buscadas as possibilidades de que novos conhecimentos
sejam construídos, a fim de que novas visões
de caráter antirracista sejam alcançadas, de
modo a construir uma sociedade cuja democracia
racial realmente se efetive.
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